Capa

Capa

terça-feira, 15 de março de 2011

Secretaria para a Pessoa com Deficiência

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina aprovou na sessão desta terça-feira, indicação que apresentamos e que afeta diretamente as pessoas com deficiência em Santa Catarina. No pedido solicitamos ao governador Raimundo Colombo a criação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No Brasil, os estados de São Paulo e do Piauí já possuem secretarias específicas. Essa nossa proposta coloca Santa Catarina na vanguarda das políticas de atendimento deste segmente da sociedade que, apesar de organizado, ainda não consegue atender a todos.
Somente no segmento das Escolas Especiais da APAE são aproximadamente 17 mil catarinenses atendidos, além de outros em entidades congêneres. Apesar disso, muitas outras pessoas com deficiência não recebem nenhum tipo de atendimento, seja do Estado ou de entidades não-governamentais.
Com a criação da secretaria será possível estabelecer políticas de atendimento à todos os tipos de deficiência e também criar o relacionamento com as demais secretarias de estado. É fundamental a existência de um órgão com autonomia e estrutura de secretaria de estado para planejar, executar e supervisionar as ações voltadas ao segmento. O pedido também é uma antiga reivindicação das entidades que trabalham com as pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: