



A Audiência Pública realizada pela ALESC na sexta-feira, em Araranguá, apontou uma alternativa para a administração do Hospital Regional de Araranguá. A intenção é mudar a gestão do Hospital, da Fucri/Unesc, para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) comunitária e regional. O compromisso está assinado pelas associações comerciais e industriais de Araranguá (Aciva), Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Sombrio e Turvo; Consórcio Intermunicipal de Saúde do Extremo Sul, Rotary e Lions de Araranguá; cooperativas Cersul, Cejama, Cooperja, Sicoob, Coopesulca; lojas maçônicas Pedro Cunha e Perseverança e Fidelidade; sindicatos do Comércio Varejista do Vale (Sincovale) e dos Contabilistas (Sindicont), CREA e OAB de Araranguá, além do Lar Beneficente São Vicente de Paula. O debate foi muito produtivo e o assunto deve voltar a ser tratado no âmbito do Governo do Estado.
A Festa de Turvo é um dos mais tradicionais eventos da agroindústria do extremo sul. A cidade, conhecida como uma das mais mecanizadas na agricultura, tem forte produção de arroz e apresenta na festa uma ampla feira de máquinas e implementos. Outra atração da festa é a Arrancada de Tratores, que reúne um grande público. Estivemos na sexta-feira conhecendo a estrutura da festa, quando fomos recebidos pelo prefeito Ronaldo Carlessi e outros amigos do extremo sul catarinense. Parabéns aos organizadores da Festa por mais uma edição de sucesso.
Estivemos na última sexta-feira no município de Anitápolis, na região da Grande Florianópolis, em contato com lideranças locais, como o vereador Rogério Hasse, para visitar entidades importantes do município, como a APAE e o Hospital São Sebastião, que realizam um grande trabalho assistencial, mas que também precisam de colaboração para continuar com atendimento à comunidade. No contato com a direção das duas entidades foi possível identificar algumas prioridades e vamos agora buscar as alternativas para ajudar a atuação delas.