Capa

Capa

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência


A Assembléia Legislativa de Santa Catarina instalou nesta quarta-feira (21) a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O dia é o mesmo em que se comemora no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A Instalação atende proposta que apresentamos e que obteve aprovação unânime dos demais deputados. O principal objetivo da comissão é atuar no acompanhamento das políticas públicas e na promoção de ações que visem a cidadania plena das pessoas com deficiência. Antes de propor a criação da Comissão, também apresentamos requerimento, que foi aprovado, para realização de estudo para a compilação de todas as leis aprovadas em Santa Catarina que tratam de direitos e garantias da pessoa com deficiência.
Além dos deputados, representantes de diversas entidades que atuam junto aos portadores de deficiência participaram do ato. O jovem Rodrigo Carlos Alves, da APAE de São João do Sul, entregou um quadro, obra que ele produz utilizando somente o pé esquerdo, para integrar o acervo de obras da Alesc. O Rodrigo é um exemplo de superação e uma prova de como a integração do deficiente à sociedade é possível e necessário. A Presidente da APAE de Florianópolis, Arlete das Graças Torri falou em nome das entidades e agradeceu a iniciativa do Parlamento Catarinense em instalar uma comissão para tratar especificamente dos assuntos relacionados à pessoa com deficiência.
A sessão de instalação foi presidida pelo deputado Dado Cherem (PSDB), o parlamentar com mais experiência entre os componentes da comissão, que será integrada por ele e pelos deputados José Milton Schaeffer (PP), Luciane Carminatti (PT), Dirce Herdeischeidt (PMDB), Carlos Chiodini (PMDB) e Angela Albino (PCdoB).

Nenhum comentário: