Capa

Capa

sexta-feira, 30 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: São Bonifácio

A preservação da arquitetura enxaimel, dos costumes e das tradições germânicas dos colonizadores faz do município de São Bonifácio, na região da Grande Florianópolis, um autêntico reduto alemão em solo catarinense. Os primeiros moradores chegaram em 1864, vindos da Westphália para construir suas vidas no belo e verde cenário onde está instalado o município. Com pouco mais de três mil habitantes, São Bonifácio tem destaque na agricultura e pecuária de leite e corte, além de outras atividades. Mas sabe utilizar suas belezas naturais para desenvolver o turismo ecológico e de aventura. Estâncias hidrominerais, grutas e cachoeiras são excelentes atrativos para quem deseja conhecer a cidade. O nome do município vem do santo que é muito popular na Alemanha e padroeiro da região de onde vieram os colonizadores. Transformado em município em 1962, São Bonifácio é uma excelente opção para quem deseja tranqüilidade, beleza natural e tradições germânicas.

Eventos importantes

Foram intensos os contatos mantidos nesta quinta e sexta-feira. Entre os municípios visitados destacamos os encontros realizados em Sangão e Jaguaruna. O roteiro de quinta-feira terminou com um caloroso evento na cidade de Treze de Maio (foto). Além do convívio com companheiros valorosos, saboreamos um belo jantar típico italiano.
Participamos, agora a pouco, da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social de São Ludgero. Trata-se de um espaço viabilizado pela Prefeitura, que vai proporcionar a qualificação e integração dos moradores da cidade, sobretudo dos mais necessitados.
Em seguida, às 19:00 horas, na cidade de Braço do Norte, participaremos da solenidade de entrega de um veículo novo, com capacidade para 16 passageiros, à Casa Lar, entidade que mantém 240 crianças e adolescentes.

Título novo: o prazo está terminando.

Lembramos que o prazo para a solicitação do título eleitoral termina na próxima quarta-feira, dia 5 de maio. O prazo vale também para quem pretende transferir seu domicílio eleitoral ou simplesmente atualizar seu cadastro.
A participação do jovem na política acontece de várias maneiras. A principal delas é através do voto. Portanto, você que tem 16 ou 17 anos, não perca a oportunidade de participar e definir o futuro que você deseja para sua comunidade. Votar é, acima de tudo, uma questão de cidadania.
O atendimento em todos os cartórios foi ampliado, em razão da proximidade do prazo final para a retirada do título.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Boas notícias sobre o Aeroporto de Jaguaruna

Aos poucos, o Aeroporto de Jaguaruna vai deixando a condição de sonho para tornar-se realidade. Com a pista principal já concluída e as obras do terminal de passageiros e complementares em andamento, o próximo passo a ganhar corpo é a pavimentação do acesso para a BR-101. O processo de escolha da empresa responsável pela estrada será realizado no próximo dia 14 de maio. Para a pavimentação do trecho com cerca de cinco quilômetros já existem R$ 16 milhões garantidos e a expectativa é concluir os trabalhos até meados do ano que vem. Assim, vai sendo finalizada uma obra de grande porte e que terá papel importante no processo de desenvolvimento da região Sul, que mesmo com esta boa notícia ainda aguarda a conclusão de duas outras obras de infra-estrutura fundamentais para o Sul: a duplicação da BR-101 e a melhoria do Porto de Imbituba.

Novos amigos em Florianópolis

Registramos nossa presença, na noite de quarta-feira, em mais um agradável encontro realizado em Florianópolis pelas amigas Alba, Eliane e Solange com um grupo de outros amigos que comungam com a gente o sentimento de que fazer política é uma oportunidade imperdível para rever os amigos já conquistados e sempre ter a possibilidade de fazer outros. Fica o agradecimento a estas valorosas e queridas companheiras pela oportunidade de conhecer e conviver com seus amigos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Prêmio ao secretário Luizinho de Garopaba

Cumprimentos ao vereador e secretário de saúde de Garopaba Luiz Campos, que recebeu nesta quarta-feira, em Florianópolis, o Top Premiun, como destaque regional na área de saúde, pelos serviços prestados no segmento à sua comunidade.

O Sul mobilizado

O Senador Raimundo Colombo vai cumprir no próximo dia 20 de maio roteiro no Vale do Araranguá. Durante todo o dia, o Senador vai interagir com a sociedade através da imprensa local e realizando visitas já programadas. Será uma excelente oportunidade para mostrarmos as idéias e as propostas do nosso pré-candidato ao Governo do Estado. Antes disso, porém, teremos compromisso igualmente importante. No próximo dia 05, em Florianópolis, nosso partido vai realizar uma pré-convenção para homologar o nome de Colombo ao Governo e o apoio ao presidenciável José Serra. Estamos preparando em todo o Estado uma grande mobilização para este dia e no Sul não será diferente. Ontem, em Urussanga, participamos de encontro com os presidentes dos diretórios da Amrec objetivando definir metas relacionadas à organização e mobilização para o evento do dia 5.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Chuva provoca prejuízos

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou, agora à noite, relatório com informações acerca das chuvas que novamente castigam nosso Estado. De acordo com o boletim, até o momento 44 municípios foram atingidos e 14 deles decretaram situação de emergência. O número de desalojados em todo o Estado é de 4.149 e outras 487 pessoas estão desabrigadas. São 1.187 residências atingidas. O setor rodoviário é o mais afetado com os chuvas que caem no Estado desde o último dia 20. Por isso, muito cuidado para quem vai viajar. A atenção deve ser grande.

História dos Municípios Catarinenses: Nova Veneza

Seus fundadores vieram da região de Veneza, na Itália. Assim, este município, no Sul do Estado, não poderia ter mesmo outro nome. E Nova Veneza é mesmo um pequeno pedaço da Itália no Brasil, com sua cultura, seus hábitos e gastronomia. Não por acaso, 95% da população que reside no município é descendente de italianos. Os primeiros chegaram na região em 1891, quando foi ali instalada oficialmente a primeira colônia de imigrantes italianos no Brasil. No início, diante de todas as dificuldades, os imigrantes usaram as pedras abundantes na região para construir até mesmo suas casas. Eram tão boas e fortes que muitas estão de pé até hoje, como exemplo da força e determinação dos imigrantes que ajudaram a construir o Sul do Brasil.
Quem faz uma visita a Nova Veneza se encanta com a pequena cidade e sua praça agradável, onde existe a única gôndola legitimamente italiana instalada em um lago artificial.

domingo, 25 de abril de 2010

Festa do Feijão em São José do Cerrito

Participamos há pouco, da Festa do Feijão, em São José do Cerrito, na Região Serrana, em companhia do jovem vereador Leonardo Heinzen (foto de chapéu) e de outros amigos daquele município. Trata-se de uma festa importante para valorizar a principal cultura do município e para expor também outros produtos que valorizam a região. Apesar da chuva forte, o Parque Municipal contou com um bom público. A festa, que teve iniciou na sexta-feira, encerrou neste domingo. Parabéns à Prefeitura que organizou um grande evento e aos moradores locais, visitantes e empresários pelo prestigiamento.

Rodeio Crioulo Interestadual de Jaguaruna


Importante no contexto do movimento tradicionalista do Sul, o CTG Estância do Retiro, de Jaguaruna, realiza neste final de semana o XXVII Rodeio Crioulo Interestadual. O Parque de Rodeios Dário Carlos de Souza recebeu muitos visitantes nos três dias do evento. Participamos, no sábado, de um agradável almoço com amigos de Jaguaruna (foto 1), Sangão e Tubarão, recepcionados pelo anfitrião Chico Garopaba (foto 1 - camisa amarela).
O CTG Estância do Retiro nasceu de um desafio feito aos tradicionalistas locais em 1982, durante um evento de CTG em Sombrio. Um dos pioneiros, José Joaquim Pereira (foto 2 - camisa amarela), nos contou que foi “convocado” a fundar também em Jaguaruna um CTG e que junto com outros quatro amigos trabalhou um ano inteiro. Ele contou com a ajuda do seu pai, que cedeu as terras, para instalar a primeira sede, já no ano seguinte. Desafio cumprido, hoje Jaguaruna tem um grande CTG, com excelentes acomodações e que reúne milhares de pessoas todos os anos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia D para vacinação contra gripe A

Este sábado, 24 de abril, é o dia D para imunização contra a gripe A. Poderão receber a vacina adultos entre 20 e 29 anos, gestantes, doentes crônicos e crianças.
Todas as unidades de saúde do Estado deverão funcionar das 08:00 às 17:00 horas.
O primeiro caso de gripe A no Estado, em 2010, já foi confirmado. Trata-se de um morador do município de Papanduvas.
Vamos divulgar este assunto.

História dos Municípios Catarinenses: Balneário Arroio do Silva

Uma família Silva e um pequeno arroio que corre em direção ao mar são os ingredientes que formaram não somente o nome, mas a história do Balneário Arroio do Silva, cidade litorânea localizada no Vale do Rio Araranguá. Por volta de século XVIII a família Silva foi a primeira a se instalar na localidade próxima ao mar, as margens do arroio e que passou a ser referenciado como o Arroio do Silva. Por lá passavam com alguma regularidade missionários, militares e tropeiros que vinham com gado do Rio Grande do Sul com destino à serra.
Na década de 1930 mais algumas famílias instalaram-se no local, em busca das boas condições de pesca. Neste mesmo período a praia foi descoberta por comerciantes e outras pessoas interessadas em descanso. Surgiram, então, os primeiros hotéis.
Arroio do Silva passou a condição de distrito de Araranguá em 1988 e foi emancipada em 1995, quando passou a ser chamada oficialmente de Balneário Arroio do Silva.
A cidade, nem de longe, lembra os tempos da família Silva. O arroio ainda existe, mas agora com muitas outras famílias residentes e outras milhares que buscam o local no verão. Nesta época, a cidade ferve, nao pelo calor do verão, mas pela presença maciça de turistas e pelo extenso calendário de eventos que inclui a tradicional e famosa Arrancada de Caminhões (foto). Vale a pena uma visita.

Final de semana com agenda cheia

Roteiro do final de semana promete ser extenso e muito proveitoso. Ainda hoje estaremos com amigos em Cocal do Sul. Amanhã vamos participar de almoço no expressivo rodeio crioulo do CTG Estância do Retiro, em Jaguaruna. A tarde tem outro grande encontro popular, mas desta vez na festa do Padroeiro São Marcos, em Rio Fortuna.
No sábado à noite, ao lado do Senador Raimundo Colombo, vamos acompanhar o casamento do delegado Ulisses Gabriel e Thayni Librelato, em Orleans. Ela é filha do amigo e vice-prefeito municipal José Carlos Librelato.
Encerramos o roteiro de domingo na Serra Catarinense, com participação na Festa do Feijão em São José do Cerrito e ainda em um encontro com amigos em Urubici.

Jairo Cascaes na Câmara de Tubarão

Registramos nossos cumprimentos hoje a Jairo Cascaes, o primeiro suplente do Democratas de Tubarão, que assumiu ontem uma cadeira no Legislativo Municipal. Jairo já foi Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR Tubarão) e é uma da mais destacadas lideranças do movimento Apaeano em Santa Catarina. Com certeza, tem todas as credenciais para fazer um excelente trabalho na Câmara Municipal. Desejamos muito sucesso ao vereador em mais esta empreitada.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Caminhada fortalecida

Conforme previsto, nossa caminhada pela região serrana está sendo exitosa.
Nosso roteiro foi concluído, ontem à noite, com um grande e produtivo encontro na cidade de Campo Belo do Sul, sob o comando do Presidente Arno Manfroi, dos vereadores Jairo Batista da Silva e Ivo Tadeu de Oliveira e da Coordenadora Terezinha Branco de Moraes.
Hoje, o café da manhã foi com o jovem vereador Leonardo (23 anos), da cidade de São José do Cerrito. Ele tem, por certo, um futuro promissor, em razão do belo trabalho que desenvolve.
Neste momento estamos em Lages. Nosso roteiro de feriado termina com reunião partidária no município de Bocaina do Sul.

Atenção juventude!

Termina, no próximo dia 30 de abril, o prazo de alistamento militar para os jovens que completam 18 anos de idade em 2010.
Procure a Junta do Serviço Militar do seu município e faça seu alistamento.
Sem o Certificado de Reservista ou o Certificado de Dispensa de Incorporação você terá muitas dificuldades de acessar vários serviços, prejudicando o exercício pleno da cidadania.

Notícias animam suinocultores

Os produtores de suínos dos municípios do Vale de Braço do Norte comemoram a decisão dos Estados Unidos que reconheceu Santa Catarina como Estado livre da febre aftosa, sem vacinação. Além disso, os produtores alimentam expectativas de ingressarem em mercados importantes como União Européia e Coréia do Sul.
Os suinocultores comemoram também o aumento do preço do quilo do animal vivo, verificado nos últimos meses.
São notícias que animam os suinocultores catarinenses e fomentam a economia de regiões produtoras, como a de Braço do Norte.

terça-feira, 20 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Campo Belo do Sul

No tempo de seus primeiros habitantes, pelos anos de 1856, a existência de muitos cavalos selvagens, conhecidos como baguais, inspirou o nome do Distrito que hoje é o município de Campo Belo do Sul, na serra Catarinense. Uma região cercada de muitas histórias, que presenciou ao longo dos séculos passados as longas caravanas para o Sul e para o Sudeste que faziam a transferência de mantimentos de lado a outro, abriga o município que conta com cerca de 8 mil habitantes e foi criado e instalado em 1961. Com pecuária forte e áreas de reflorestamento, o município também se destaca pela produção de frutas, como maçã, ameixa, pêra e especialmente o Kiwi, que deu o título de Capital Nacional do Kiwi para Campo Belo do Sul. O atual nome do município vem de sua própria localização geográfica, nos vastos e belos campos da região serrana. O “do Sul” faz a diferenciação de outro município, homônimo, situado em Minas Gerais.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Sangão

Antes de ser oficialmente conhecido como Sangão, este município do Sul, pertencente a Amurel, já foi conhecido como 24 de Outubro, quando foi elevado para a categoria de Distrito, em 1934. Mas por pouco tempo. Meses depois, elevado novamente à categoria de Vila, passou a ser denominado de Sangão. O nome vem da história do seu primeiro morador, Manoel Francisco da Silva, que tinha em suas terras uma grande sanga e que se transformou em marca do lugar. Mas apesar dos dois nomes oficiais. Um terceiro, do conhecimento popular, também tornou o lugar muito conhecido. Entre os mais antigos, e ainda hoje, Sangão é conhecido mesmo como Rua do Fogo. Historicamente, este nome surgiu da cultura dos tropeiros que desciam a serra em direção a Laguna e tinham em Sangão um lugar para pouso da grande viagem. Na olaria que servia de hospedagem, faziam fogo para se aquecer e fazer comida. O hábito virou referência de que a parada era na “rua do fogo”. Com cerca de 10 mil habitantes, Sangão se destaca na agricultura e na extração de minérios e na fabricação da cerâmica vermelha (tijolos e telhas) que representa cerca de 60% da economia local.

Roteiro pela serra catarinense

Faremos, nesta terça e quarta-feiras, contatos importantes com lideranças de vários municípios da serra catarinense. Nossa expectativa é de que os encontros serão frutíferos. Será uma grande oportunidade para conhecermos um pouco mais da região e também para interagirmos com o povo serrano que faz, pela força do trabalho, o desenvolvimento desta terra.

domingo, 18 de abril de 2010

Segurança Pública

Pelo menos 12 detentos fugiram, neste domingo, do Presídio Regional de Tubarão. Policiais militares impediram que mais detentos escapassem.
Lamentavelmente, a situação do Presídio de Tubarão tornou-se um dos maiores problemas da segurança pública da região da Amurel. A unidade tem capacidade para cerca de 90 detentos mas abriga mais de 300 presos.
A situação, por certo, só será resolvida com a conclusão das obras do novo presídio, prevista para final deste ano.

sábado, 17 de abril de 2010

Serra lidera

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada hoje, aponta que o candidato José Serra aumentou de 9 % para 10% a diferença em relação à adversária Dilma Rousseff, na corrida à presidência. Serra aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Dilma aparece com 28%.
A pesquisa, realizada na quinta e sexta-feira, foi publicada no jornal Folha de São Paulo neste sábado.
No final de março Serra tinha 36% e Dilma 27%.

Estado esquecido

É triste mas é verdade. Santa Catarina não recebeu, em 2009, nenhuma verba para prevenção de desastres do governo federal. Assim, apesar do Estado ter sido castigado pelas chuvas em 2008, com 135 mortes, nenhum centavo foi repassado aos municípios catarinenses, pelo Ministério da Integração Nacional. Grande parte dos recursos foram direcionados para o Estado da Bahia, terra do Ministro. "Só em 2009, dos R$ 58,9 milhões liberados pelo governo federal para obras preventivas, R$ 53,1 milhões foram destinados para municípios baianos". (fonte RBS).

Caminhada produtiva

Nossa caminhada teve sequência nos últimos dois dias. Visitamos Garopaba, Imbituba, Imarui, Tubarão, Jaguaruna, Gravatal, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Grão-Pará e Braço do Norte. Os encontros foram muito produtivos. Ótimas oportunidades para debatermos questões importantes para as cidades visitadas e para a região. Falamos sobre assuntos diversos, principalmente sobre política. Aproveito para agradecer todas as manifestações de apoio recebidas que nos estimulam nesta caminhada.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Santa Rosa de Lima

O município de Santa Rosa de Lima é um pequeno município do Sul, localizado aos pés da Serra Geral. A população local, formada por cerca de 75% de descendentes alemães, preserva os recursos naturais e transformou Santa Rosa de Lima na “Capital da Agroecologia”.
Por conta de sua localização e seus atrativos naturais, a cidade se destaca no turismo de aventura em trilhas, rios e cachoeiras. E ainda existem excelentes fontes de águas termominerais.
Para usufruir de todas as agradáveis atrações locais, pequenas pousadas familiares recebem os turistas. Quem gosta das tradições germânicas, a melhor opção é visitar a cidade durante o mês de maio. No dia 07 de maio inicia a Gemüse Fest, celebração para a mais tradicional comida na gastronomia do Território das Encostas da Serra Geral. O prato, a base de batatas, couve e defumados de porco, dá o nome a festa realizada a cada dois anos.
A cidade comemora aniversário no dia 10 de maio e seu nome foi inspirado na padroeira da primeira capela construída no então distrito, em 1919.

Cláudio Becker é prefeito em São Ludgero

Faço registro, mesmo com alguns dias de atraso, da posse do vice-prefeito de São Ludgero, Cláudio Becker, no comando do Poder Executivo, de forma interina, naquele município. A transmissão de cargo se deu no último dia 05 de abril, quando iniciou o período de 30 dias de licença do prefeito Ademir Gesing. Político experiente e competente, Cláudio Becker certamente fará um grande trabalho durante o período de interinidade. Sucesso ao amigo e conte conosco.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Prazo para títulos novos termina dia 5 de maio

A participação do jovem na política acontece de várias maneiras. A principal delas é através do voto. Em Santa Catarina existem quase 200 mil jovens entre 16 e 17 anos de idade. Destes, cerca de 40 mil, apenas, tiraram o título de eleitor. Ou seja, de cada 5 jovens, apenas 1 está cadastrado.
Nós precisamos mudar esta realidade. O jovem não pode se omitir. Votar é uma questão de cidadania. Portanto, vamos estimular o jovem a participar e ajudar a definir o futuro que queremos para o País, fazendo seu título eleitoral.
O procedimento é simples. Basta comparecer ao cartório eleitoral com RG e comprovante de residência. O prazo vai até o dia 5 de maio.

História dos Municípios Catarinenses: Siderópolis

Assim como outros núcleos povoados por imigrantes italianos, Siderópolis nasceu como Nova Belluno, referência direta a terra natal dos colonizadores, que chegaram por volta de 1890. E da terra farta os colonos tiraram a sobrevivência de suas famílias, trabalhando na agricultura em busca do sonhado progresso que haviam recebido como promessa, ainda em solo italiano. Elevado a condição de distrito de Urussanga, Nova Belluno passou a ser chamada de Siderópolis a partir de 1943, por decreto do interventor Nereu Ramos em uma direta referência a riqueza que anos antes havia sido descoberta no subsolo, o carvão mineral, e que motivou a instalação no município de um grande complexo da CSN, a Companhia Siderúrgica Nacional. Empresa de destaque no auge da Segunda Guerra Mundial, quando o minério estrangeiro não chegava ao Brasil, a CSN trouxe riqueza e prejuízos ao município, que aos poucos retoma o caminho do crescimento com a mesma garra e determinação dos primeiros italianos que desbravaram esta terra. É em Siderópolis que foi construída a Barragem do Rio São Bento, outra riqueza que abastece milhares de lares da região.

terça-feira, 13 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Ermo

Com acessos pavimentados e margeados por grandes e férteis campos de arroz, o município de Ermo já não lembra mais o local que inspirou o nome da cidade. Mas nos primórdios da colonização, por volta de 1850, período de chegada dos açorianos no Vale do Araranguá, as matas e várzeas alagadas deveriam fazer mesmo daquele lugar, um território ermo, ou deserto, despovoado e solitário, como nos indica o dicionário. E mesmo os italianos, que chegaram por volta de 1920, tiveram que conviver com as dificuldades naturais do lugar. Mas isso já faz muito tempo.
Ermo hoje é um bem organizado e simpático município do Vale do Araranguá, com pouco mais de dois mil habitantes e que transformou a dureza das áreas alagadas em fonte de trabalho, renda e desenvolvimento com a cultura do arroz. Modernizado, o município abandonou de vez o passado quando realizou, pela primeira vez na América Latina, um plebiscito computadorizado para decidir pela emancipação. Diante da novidade tecnológica e do desejo de crescer, 98% da população votou pelo sim. E desde 1995, Ermo é um próspero município catarinense. Na foto, a recém inaugurada sede do Poder Executivo.

Christiano Lopes é prefeito de Imbituba



Agradecendo aos familiares pelos ensinamentos e incentivo para ingressar e continuar na atividade política e à comunidade por participar de um momento tão importante, o presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira, assumiu na noite de segunda-feira, interinamente, o comando do Poder Executivo municipal. Presenciamos uma demonstração de grandeza das lideranças políticas locais, que permitiram a transferência do cargo para a valorização do Poder Legislativo. Pelos próximos dez dias, o vereador Democrata Christiano será o responsável pelos destinos de Imbituba. A julgar pela sua já conhecida habilidade política e administrativa, é possível afirmar que o prefeito licenciado Beto Martins pode ficar tranqüilo. Desejo muito sucesso ao vereador em mais esta experiência política e parabéns aos seus familiares e amigos por presenciar mais esta conquista desta jovem e promissora liderança política de Imbituba.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Garopaba

Assim como milhares de outras cidades brasileiras, Garopaba também teve seu nome influenciado pela língua tupi-guarani, dos indígenas que habitavam o nosso imenso território. Mas Garopaba tem também muita história, que remonta a chegada dos açorianos que povoaram o litoral catarinense, ainda nos anos do descobrimento do Brasil, e deixaram marcas para sempre. Ygá, upaba, guarupeba lembram enseada, descanso. Mpaba paba é lugar. Então, Garopaba seria, enseada de barcos.
Tem muita história o município. Agora, o que faz a diferença mesmo em Garopaba é a natureza. Suas praias estão em algum lugar entre perfeitas e deslumbrantes. Impossível ficar indiferente diante de lugares como a Praia da Ferrugem, do Silveira (foto) ou as dunas do Siriú, entre tantas outras. Bem fizeram os portugueses que chegaram aqui muito cedo. E melhor ainda fizeram os índios em dar um nome tão apropriado para esta maravilha de cidade.

sábado, 10 de abril de 2010

Vereador Christiano na prefeitura de Imbituba

Na próxima segunda-feira o jovem vereador Christiano Lopes de Oliveira, do Democratas de Imbituba, assume interinamente o Poder Executivo daquele município. Presidente da Câmara e vereador mais votado na última eleição municipal, ele vai ficar por duas semanas como prefeito interino. Parabéns ao amigo Christiano, que tem construído uma carreira política de sucesso graças a sua competência e habilidade e, por tudo isso, orgulha o Democratas catarinense.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Treviso

A explicação para o nome desta cidade tem a ver com a história de seus colonizadores. É da província italiana de Treviso a origem de seus fundadores, assim como também de Bérgamo, Cremona e Ferrara. E tanta influência só poderia resultar num pequeno pedaço da Itália no Sul catarinense. Quando chegaram, em 1891, os colonos italianos formaram vilas e reforçaram a grande influência desta etnia em toda a região. Treviso teve sua emancipação confirmada no dia 8 de julho de 1995 e hoje é conhecida também por sua exuberante natureza. Pousadas permitem que visitantes de todos os lugares apreciem os rios, cachoeiras e trilhas que desafiam os amantes do eco turismo. Uma pequena cidade com pouco mais de 3600 habitantes, mas cheia de aventuras para serem desbravadas.

Sábado tem "O Entrevistão" na Verde Vale

Com muita honra participarei, neste sábado, a partir das 11:30 horas, do programa "O Entrevistão”, na Rádio Verde Vale de Braço do Norte. Quando digo com muita honra, faço por saber que o programa é um dos que tem maior audiência em toda a região, graças à credibilidade tanto do apresentador Luiz Antonio, como da própria emissora. Desta forma iniciamos bem o final de semana repleto de atividades.

Senador Raimundo Colombo no Vale do Araranguá

Está confirmado. O senador Raimundo Colombo vai fazer um roteiro de atividades no Vale do Araranguá no próximo dia 19 de abril, uma segunda-feira. Vai estar com os membros do partido, mas principalmente vai estar à disposição da sociedade organizada para apresentar suas idéias e seus planos. Serão realizadas visitas em rádios e jornais locais e também em algumas entidades. O senador chega ao Vale do Araranguá poucos dias depois de uma reunião histórica em Florianópolis, com prefeitos, vice-prefeitos e outras lideranças, onde sua condição de pré-candidato ao Governo do Estado foi confirmada. Na mesma ocasião, o partido decidiu apoiar José Serra para a presidência. Por isso mesmo o Democratas está motivado em todo o Estado. E não é diferente no Sul, especialmente no Vale do Araranguá, onde somos organizados e participamos com força das atividades comunitárias.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Passo de Torres

Houve um tempo em que as pequenas vilas instaladas ao longo das margens dos rios eram conhecidas por “passos”. Pode ter nascido ai a denominação de Passo de Torres, o município catarinense mais ao sul e que faz divisa com o Rio Grande do Sul. Mas existem outras versões, igualmente difundidas e aceitas pela comunidade. Uma delas indica que viajantes e tropeiros se referiam ao lugar dizendo que ficava a um passo da cidade de Torres, já em solo gaúcho. De fato, as duas cidades são separadas apenas pelo Rio Mampituba e durante muito tempo a travessia só era feita por balsa ou por uma ponte pencil para pedestres. Hoje já existe uma ponte ligando as duas cidades e para chegar ao Rio Grande ou de lá para Santa Catarina são necessários, realmente, somente alguns passos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DEM Mulher instalado em Lauro Müller

As mulheres de Lauro Müller nos ofereceram, na noite de terça-feira, uma grande demonstração de organização e participação política com a posse da executiva municipal do DEM Mulher. Um trabalho que iniciou justamente no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março deste ano, durante uma reunião com cerca de 80 participantes e que culminou com a posse de Ana Maria Dalsasso na presidência, Terezinha Checheto na vice-presidência, Doralice Tancredo Aguiar na tesouraria e Márcia Regina Righetto como secretária.
Aproveito para fazer o registro da liderança de Soraya Cúrcio Librelatto, que preside o partido em Lauro Müller e exerce o papel de grande motivadora do Democratas naquela cidade. Faço o registro da presença no evento da coordenadora do DEM Mulher na Amrec, Gisele Marinho e do amigo Celso Menezes, médico de Criciúma.
O movimento Mulher ganha força a cada dia e isso só faz melhorar a atividade política. Acredito que quanto mais mulheres participarem do processo político, melhor será essa atividade imprescindível para a sociedade. Justamente porque está na mulher, com mais força, características como a sensibilidade e a solidariedade. Parabéns às mulheres de Lauro Müller por esta importante iniciativa.

História dos Municípios Catarinenses: São Martinho

No portal de entrada da cidade, a inscrição Wilkommen já indica que o visitante vai encontrar em São Martinho uma pequena porção da Alemanha estampada nas pessoas, na cultura, na gastronomia e no cuidado com os jardins. Os primeiros colonos, que chegaram à região por volta de 1860, eram oriundos da Westfália e encontraram uma região rica em atrativos naturais, que foram preservados e valorizados. São Martinho é um dos mais populares santos da Alemanha e vem dele a inspiração para o nome do município. Hoje, São Martinho é destaque no turismo, sendo seu interior repleto de belas pousadas em harmonia com os atrativos naturais e as residências típicas em estilo enxaimel.

Dia 07 de Abril - Dia do Jornalista

Neste 07 de abril levamos nossa saudação a todos os Jornalistas pela passagem do dia dedicado a esta categoria profissional. No interior ou nas capitais, são os jornalistas responsáveis não somente pela apresentação dos fatos à sociedade, mas também pela formação da opinião pública e pela fiscalização de atos praticados pelos poderes constituídos. Por isso mesmo, são fundamentais para a manutenção do estado democrático em que vivemos. Então parabéns a todos e que possam continuar a exercer com responsabilidade e profissionalismo esta bela e importante profissão.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Jantar com os amigos da Alba

A suplente de vereadora de Florianópolis, Alba Schilichting, reuniu seus amigos na noite de segunda-feira para uma agradável reunião em sua residência. Ótima oportunidade para rever alguns amigos e também para fazer novos amigos. Falamos sobre muitos e diversos assuntos e, claro, também sobre política e sobre o processo eleitoral deste ano. Noite especial, com excelente jantar comandado pelo casal Sueli e Airton.

Encontro empolga lideranças Democratas

Participamos na manhã de ontem, em Florianópolis, da representativa e empolgante reunião promovida pelo diretório estadual do Democratas, comandado pelo senador Raimundo Colombo, com prefeitos, vice-prefeitos, deputados e alguns pré-candidatos para a eleição deste ano. Algumas conclusões claras do encontro merecem destaque. O Democratas catarinense possui, de forma irreversível, o seu pré-candidato ao Governo do Estado, o senador Raimundo Colombo. Além desta posição ter sido ratificada pelo próprio senador em um discurso vibrante, a manifestação dos inúmeros companheiros lá presentes não deixa dúvida de que esse é o desejo partidário. Outra definição, manifestada inclusive pela decoração do ambiente, é o apoio à candidatura de José Serra à Presidência. O partido saiu sem dúvida fortalecido para as próximas etapas, que envolvem, por exemplo, as estratégias de mobilização por todo o Estado.

História dos Municípios Catarinenses: Orleans

Difícil não entender porque “Cidade das Colinas” é o nome pelo qual é conhecida a cidade de Orleans. A cidade, com suas características elevações, é uma das mais prósperas do Sul. Quando ainda era um distrito, chamava-se Orleãs do Sul, assim mesmo, sem o “n”, que só foi incluído na grafia em 1943. A origem do nome é atribuída a Luiz Felipe Gastão de Orleans, o Conde D`Eu, lembrando a famosa cidade francesa, homenageando a própria família composta por nobres. Orleans foi desmembrada de Tubarão e tem, além do destaque industrial, importância cultural manifestada em locais como o Museu ao Ar Livre e as Esculturas do Paredão (foto), obra do escultor José Fernandes, o “Zé Diabo”, que marcou na rocha algumas importantes passagens bíblicas.
* Com informações da obra: Origem dos Nomes dos Municípios de Santa Catarina, de Márcio Matos Carneiro.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Grão-Pará


Este blog vai destacar, diariamente, a partir de hoje, as origens dos municípios de Santa Catarina. É interessante saber as causas que definiram a denominação das cidades catarinenses. Começamos pelo Sul, destacando Grão-Pará, minha cidade Natal.

Por ocasião do casamento da Princesa Izabel com o Conde D’Eu, o casal recebeu como dote matrimonial de Dom Pedro II, então Imperador do Brasil, uma vasta extensão de terras no Sul do Estado. Para comercializar estas terras aos colonizadores vindos da Europa, o casal fundou a Empresa de Terras e Colonização Grão-Pará, em homenagem ao Príncipe Grão-Pará, primogênito da família imperial. A sede da empresa foi, à época, instalada na localidade que mais tarde tornou-se o Município de Grão-Pará. Os descendentes da família imperial residem, até hoje, no Palácio Grão-Pará, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

domingo, 4 de abril de 2010

"Crack, Nem Pensar"

Destaco a importância da campanha institucional "Crack, Nem Pensar", lançada pelo Grupo RBS.
O foco desta segunda etapa da campanha são as pessoas que compartilham com o viciado o drama provocado pela droga e o caminho para se livrar da dependência.
O crack é considerado uma droga com efeitos devastadores, tanto para o usuário quanto para seus familiares.
Seguramente, a principal forma de combate é a prevenção. Para tanto, a informação é fundamental.

Vacinação contra gripe H1N1

O Ministério da Saúde prorrogou a vacinação contra a gripe H1N1. Assim, gestantes, crianças menores de dois anos e doentes crônicos podem ser vacinados até 23 de abril, juntamente com jovens de 20 a 29 anos. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por definir e divulgar os locais e horários de vacinação.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Feliz Páscoa!

Acompanhamos, na tarde de hoje, a encenação da Paixão de Cristo, na cidade de Braço do Norte. A apresentação do Grupo Divina Arte teve início às 17 horas. O ponto alto foi a encenação da crucificação e morte de Cristo, realizada no morro da Capela Santa Augusta. A apresentação emocionou centenas de fiéis.
Este é um momento importante para refletirmos e não esquecermos de transmitir às novas gerações os ensinamentos e bons exemplos deixados por Jesus Cristo.
Desejo que a alegria da ressurreição de Cristo esteja sempre em seu coração.
Feliz Páscoa!

Repercussão positiva

Reproduzo o comentário de Cacau Menezes, em sua coluna no Diário Catarinense desta sexta-feira: “... pelo que vi no Jornal Nacional de anteontem, José Serra se despediu das funções para assumir sua candidatura à Presidência da República bem melhor, mais emocionante, sincero e consistente do que a candidata do PT, Dilma Roussef”.

A Páscoa e o trânsito

O movimento de veículos nas estradas catarinenses deve crescer cerca de 30% neste feriado de Páscoa. Todo cuidado é pouco para quem vai encarar a estrada. Portanto, muita calma e paciência. Para quem vai dirigir, álcool nem pensar.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Meio Oeste vai receber unidade da UDESC

Registramos nossa passagem, neste dia 31 de abril, pelos municípios de Campos Novos, Videira e Caçador, no Meio Oeste do Estado. Trata-se de uma região importante no cenário econômico catarinense.
A maior luta das lideranças locais, neste momento, é pela instalação de uma unidade da UDESC. A escolha da cidade será definida nos próximos dias. Independentemente da cidade a ser contemplada, toda a região ganhará muito com a Universidade.