Capa

Capa

sexta-feira, 23 de abril de 2010

História dos Municípios Catarinenses: Balneário Arroio do Silva

Uma família Silva e um pequeno arroio que corre em direção ao mar são os ingredientes que formaram não somente o nome, mas a história do Balneário Arroio do Silva, cidade litorânea localizada no Vale do Rio Araranguá. Por volta de século XVIII a família Silva foi a primeira a se instalar na localidade próxima ao mar, as margens do arroio e que passou a ser referenciado como o Arroio do Silva. Por lá passavam com alguma regularidade missionários, militares e tropeiros que vinham com gado do Rio Grande do Sul com destino à serra.
Na década de 1930 mais algumas famílias instalaram-se no local, em busca das boas condições de pesca. Neste mesmo período a praia foi descoberta por comerciantes e outras pessoas interessadas em descanso. Surgiram, então, os primeiros hotéis.
Arroio do Silva passou a condição de distrito de Araranguá em 1988 e foi emancipada em 1995, quando passou a ser chamada oficialmente de Balneário Arroio do Silva.
A cidade, nem de longe, lembra os tempos da família Silva. O arroio ainda existe, mas agora com muitas outras famílias residentes e outras milhares que buscam o local no verão. Nesta época, a cidade ferve, nao pelo calor do verão, mas pela presença maciça de turistas e pelo extenso calendário de eventos que inclui a tradicional e famosa Arrancada de Caminhões (foto). Vale a pena uma visita.

Nenhum comentário: